terça-feira, 27 de novembro de 2012

A imutável Semente

"A palavra está perto de ti, perto da sua boca e do seu coração. Essa é a fé, Cristo chega até ti pela palavra. Você não precisa ir até o céus ou no mais profundo abismo, para achar a Cristo, Deus traz Cristo pra perto de ti, por meio da Sua palavra."

E assim se forma uma regra, que se torna no método, e esse que é único e eficaz. O método da salvação que é:
A palavra é o caminho da salvação; A salvação vem pelo invocar a Cristo; Mas só se pode invocar em quem se crê; E só se pode crê em quem ouvir falar; E só ouvirão se alguém pregar. 
Jesus o Cristo nos prova isso em uma de suas parábolas, a do semeador (Mateus 13 e Marcos 4), Ele nos mostra ali que o semear nem sempre é eficaz para todos que ouvem, porque a santidade não está no solo que ouve, e sim na semente que é lançada! A semente sempre será a mesma, a palavra é imutável, não temos por parte de Deus a permissão de muda-la. Ali Jesus nos mostra que há somente uma semente (palavra), mas que há vários tipos de solo (nós), e que essa semente só irá brotar no solo fértil. Mas o semeador não pode deixar de joga-la, porque ele não conhece o solo, mas conhece a semente.

"Não podemos preparar a semente, cabe ao solo aceita-la ou não. E cabe a nós lança-la pura."

Ouvimos e recebemos com frequência uma palavra preparada, um sermão encomendado, adaptado ao nosso bem favor, para gerar comoção, emoção e aceitação por parte de todos. Adaptamos a semente ao solo, modificamos a semente, colocamos nela toda a nossa vontade terrena e pecaminosa. Criamos uma semente para cada tipo de solo, para que todos os solos engula a semente. "Não nos preocupamos se a semente está pura, preocupamos se ela será aceita."

"Não podemos esquecer que é a semente, somente ela, que traz a verdadeira transformação." 

Não temos por parte de Deus a permissão de manipular a Sua palavra a nossa bem favor, nem ao bem favor dos que nos ouvem, seja em sermões, seja em cânticos. Para conhecer a verdade é preciso ouvir, e para ouvir é preciso que alguém pregue, e para que haja transformação a semente deverá ser pura. 

Mas o que me consola é ver o outro lado! Um lado que acredito, e que me dá esperança.
Vejo uma mudança teológica que se fortalece cada vez mais entre os evangélicos, longe do determinismo no que diz respeito as regras para salvação e as regras para adoração. Regras essas impostas pela cultura e o comércio gospel, que se transforma a todo tipo de semente, para ser aceita.
Essa mudança está em direção a uma orientação mais favorável ao relacionamento pessoal com Deus, através de Suas Escrituras. A tendência começou, creio, por causa de uma leitura fiel da Bíblia em diálogo com Deus e com aqueles que engolem a semente imutável, que colocam a ênfase na autonomia e soberania desse Deus. Esses reformados não conseguirão "engolir" nenhuma semente que fuja da essência fiel da Palavra Santa. 

"Não podemos preocupar mais com a quantidade de solos do que com a quantidade de semente. Não é a quantidade de solo que nos faz uma igreja grande, e sim a quantidade de Cristo dentro desse solo."

A Semente é Imutável. 

(SNA.) SAMUEL NEVES DE ALMEIDA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário