terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cristo Na Bíblia - Emanuel

Podemos aprender muito sobre os atributos e a obra de uma personagem bíblica observando os nomes que este recebe na Bíblia. Jesus é o tema central da Bíblia dai a sua pessoa e obra ocuparem grande parte dela. A maneira como a Palavra de Deus refere-se a Jesus têm muito a ver com o nosso estudo sobre a Sua pessoa e obra. Deus tem exaltado a Jesus “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro” (Ef. 1:21). Queremos aproveitar pelas referências Bíblicas essas qualidades sublimes para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança" (Rom 15:4).

Emanuel

Mateus 1:23, "e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel."
Isaías 7:14, "... E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco."

Através do nome EMANUEL podemos ver alguns atributos maravilhosos da pessoa e da natureza de Cristo. A obra principal do Filho de Deus também é conhecida pelo nome Emanuel. Queremos ver Cristo na Sua glória examinando este nome que é usado tanto no Velho Testamento quanto no Novo Testamento.

O primeiro fato que aprendemos do nome EMANUEL é devido a sua natureza e pessoa: a Sua divindade. O nome Emanuel significa, “Deus conosco”. Essa é o que a própria Palavra de Deus nos relata. Cristo é chamado “Deus” e de jeito nenhum essa qualidade deve ser menosprezada com explicações da lógica de homens. Se a Palavra de Deus diz que Cristo é Deus, quem é o homem que dirá que Cristo não é Deus?

Cristo é diferente de todo que pode ser imaginado ou visto na terra ou no céu. Cristo é “Deus”. Cristo é tão Deus que o próprio Pai O chamou por Deus (Heb 1:8 [Téos - O Deus Triúno Verdadeiro no grego; Sal 45:6,7[Eloím - o Deus Triuno Verdadeiro em hebraico]). É o mesmo título que o escritor inspirado Judas usa (Judas 25 [Téos]). Os nomes que Isaías listou em Isaías 9:6 (“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”) apontam à natureza divina de Cristo pois Ele só pode preencher todos os atributos dos nomes sendo Deus.

Cristo é tão Deus que também foi chamado por Jeová (Joel 2:32; Atos 2:21,36; Rom 10:9,13). Por isso o Apostolo Paulo diz em Efésios 1:21 que Cristo está “acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;” pois Cristo é “Deus”.

É uma preciosidade o fato de Cristo ser Deus e “Deus conosco”. Cristo “se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”, João 1:14.

Cristo não é Deus conosco apenas para nos fazer companhia. O fato de Cristo estar conosco mostra a obra de Cristo. Cristo está conosco para ser o que precisamos. O pecador necessita alguém o substituir é Jesus, o Emmanuel, é este Substituto propício (II Co. 5.21, “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fossemos feitos justiça de Deus.”; I Pe. 3.18, “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;”).

Precisamos de alguém como nós para estar conosco. Precisamos de alguém como nós mas que satisfaça a Deus completamente. Cristo está conosco, não somente como nós, mas está conosco como Deus. Se Cristo não estivesse entre nós, continuaríamos separados de Deus e seus inimigos.

O nome EMANUEL é usado justamente para mostrar a obra de Cristo de estar entre o homem e Deus, sendo o mediador (Hb 7:25, “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”; I Tim 2:5, “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”).

Nessa qualidade de EMANUEL Cristo continua conosco (Mat. 28:20, “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”; Atos 18:9,10, “E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; 10 Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.”; II Tim 4:22, “O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém.”).

Cristo continua sendo Deus eternamente (I Tim 3:16, “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”).

Cristo continua sendo o mediador de todos que estão confiando nEle (I João 2:1,2, “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”).

Cristo é EMANUEL para você? Você já chegou a conhecer Ele pela fé? Conhece a Sua obra como mediador pessoalmente? Use continuamente essa posição de Cristo que é tanto Deus conosco como nosso mediador.

Pastor Calvin G Gardner – http://www.PalavraPrudente.com.br – PastorCalvin@PalavraPrudente.com.br Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário