terça-feira, 14 de agosto de 2012

Renovando nossa mente


 Romanos 12:2

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Aqui Paulo passa a orientação de "não se conformar com este século". Na verdade, há a clara direção de pensar por conta própria, sem entrar em conformidade com o senso comum, com o pensamento do mundo. E não apenas do mundo de fora da igreja, mas com os pensamentos viciados existentes até mesmo dentro da igreja.

Não devemos estagnar nossa mente, Paulo explica que só experimentaremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus quando nos permitirmos não nos conformar com este século. Mas como fazer isso? Ele mesmo responde. Só experimentaremos a perfeita vontade de Deus ao transformar-nos por meio da renovação da nossa mente.

Renovar a mente é a chave para a transformação necessária para experimentarmos a vontade de Deus.
A "renovação da mente" implica em mudança de padrões de pensamento e, consequentemente, implica em renúncia. É o maior exemplo de crucificação do próprio eu, pois você deixa de fazer a sua vontade para fazer a vontade de Deus. Você abre mão da desculpa-padrão "eu sou assim", "não consigo mudar", "esse é meu jeito" para permitir-se o esforço de jogar fora aquele jeito errado de pensar e aprender tudo de novo com a Palavra de Deus.

A renovação da mente tem de ser tão profunda a ponto de transformar completamente a pessoa. "Renovar" é tornar novo outra vez algo que já estava envelhecido. É muito mais do que uma simples restauração, é nascer de novo.

O pensamento do mundo atual tem em sua base uma força pessimista, negativa. É sempre mais fácil acreditar que não vai dar certo, que não somos capazes, olhar para a situação, para o mundo que chamamos de "real" e se deixar levar pelo que vemos, o que aprendemos ser o "correto".

Mas como renovar a mente? É assim tão fácil? Não, não é, mas se não fosse possível, Deus não teria nos deixado essa direção. Aliás, muitos cristãos têm suas vidas atrasadas, inclusive espiritualmente, por deixar de lado a humildade de perceber que o "novo nascimento" também é para nós, não apenas para os recém-convertidos.

"Mas como eu preciso nascer de novo se já me converti, já nasci de novo?" Se você não tem vivido como um filho de Deus, se você não tem mais aquele entusiasmo da fé, se está mais cínico e desiludido do que confiante e animado, se você se vê arrastando quando deveria correr, se você tem se desesperado, se os problemas se avolumam e em várias áreas da sua vida eles parecem mais fortes do que você, alguma coisa não está certa, pois do nosso Deus a Bíblia diz, em Isaías 40:29-31: "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam."

Pode ser que você tenha esfriado, que sua mente esteja calcificada, que tudo tenha se tornado mais automático e teórico do que realmente prático. Se a Palavra de Deus para você é só objeto de estudo e se você tem decorado versículos ao invés de vivê-los, você envelheceu na fé.

O Novo Nascimento - Graças a Deus - não é oferecido apenas uma vez, mas sempre que necessitamos nos renovar no Senhor. Às vezes anos e anos de igreja, anos e anos de estudos bíblicos e muito conhecimento da Palavra acabam surtindo um efeito contrário ao que deveria. Na ânsia de aprender e tentar defender a Palavra aos que não a conhecem, o cristão acaba vendo a Bíblia como apenas um livro, achando que ele tem poder de convencer as pessoas pela argumentação. Isso não é verdade. Só quem convence do pecado é o Espírito Santo. É por isso que detesto discussão religiosa. Eu nunca vou convencer alguém de coisa alguma, se o Espírito Santo não estiver agindo naquela situação. E em bate-boca sobre doutrina, I'm sorry, ele não está.

Nesse engano, o cristão acaba procurando estudos humanos sobre a Palavra de Deus e colocando a Palavra no patamar de uma ciência qualquer, esquadrinhando cada versículo em busca de significados ocultos, descobertos pela mente humana. Não depende mais da direção do Espírito Santo para a leitura. Da mesma maneira, muitos líderes acabam levando essa tendência para o púlpito, fazendo sermões-padrão, recheados de palavras rebuscadas e passo-a-passo que transformem as pregações em explanações bonitas e vazias. Quem as assiste, por sua vez, recebe aquele discurso pelo canal de "informações descartáveis", o mesmo usado para assistir a um programa de variedades na TV. Ao invés de ouvir a Palavra de Deus com o coração aberto e sedento para entendê-la e já planejando aplicá-la em seu dia-a-dia, como se daquilo dependesse sua vida (e depende!), ouve, vai para casa, esquece e continua vivendo como sempre viveu. E ainda tem a coragem de dizer: "não vamos confundir as coisas, bíblia é coisa da igreja, para as coisas do dia-a-dia, da minha vida, tenho que viver como eu sei".

Esse cristão velho, com o prazo de validade vencido, estragando aberto na geladeira necessita, sim, de um novo nascimento. Ele reclama, sentado no banco da igreja, do fato de pessoas que vieram da macumba, do satanismo, ou de prática nenhuma e se converteram ontem já estarem recebendo as bênçãos, curas e transformações pelas quais ele aguarda há muitos anos, estudando a Bíblia, decorando versículos, dormindo durante o culto e acordando na hora da oferta (só para falar depois que "o pastor está falando muito em dinheiro").

Não há nada na vida dessas pessoas que se pareça com uma boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Alguns chegam ao cúmulo - oh, céus, eu ouço cada coisa! - de dizer que " a vontade de Deus é diferente da nossa. Às vezes o que é bom, perfeito e agradável para ele não é para a gente". Aí você pensa em que tipo de deus iria querer seu filho vivendo uma vida totalmente desgraçada, um inferno no casamento, a saúde destruída, a vida financeira em frangalhos, depressão, etc.etc. etc. e ainda acharia isso "bom, perfeito e agradável"!!!!!! Será mais fácil acreditar nisso ou assumir que nós, cristãos, podemos estar errados em nossa forma de viver o cristianismo e necessitamos de uma transformação pela renovação de nossa mente? Um novo nascimento?

Jesus afirma que devemos receber o Reino de Deus como crianças. Criança é capaz de ter confiança irrestrita, pois não tem a maldade, a malícia, os vícios de pensamento dos adultos. Temos de nos tornar crianças diante de Deus. A maior dificuldade está em ter humildade o suficiente para assumir que nada do que você aprendeu até hoje resolveu alguma coisa. Depois, jogar fora tudo o que você foi até então, e se colocar diante de Deus para que Ele te transforme na pessoa que Ele quer que você seja.

A partir daí, como uma criança, permita-se aprender tudo novamente.

Fonte: Sossegai
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário