quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aos perdidos no caminho

Jesus declarou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.". Quando uma pessoa se converte ao Senhor Jesus uma revolução interior acontece. Por obra do Espírito Santo, recebemos uma nova proposta de vida.
Novas esperanças, novos sonhos e novas motivações afloram.  Trata-se de um recomeço.  O novo alvo é a alcançar a perfeição tendo como referência a vida do próprio Senhor Jesus.  Você pode estar perguntando: É possível alguém alcançar tal estado?  A resposta é: NÃO.  Porém, temos um Deus que almeja que nos esforcemos para alcançar posições de destaque ( e o seu nome é glorificado assim ).  Pais que acreditam em seus filhos, não os instruem a alcançar objetivos medíocres.  Nosso Pai sabe que através da fé podemos ir além da mediocridade e nos mostra um modelo de perfeição.  Nada mais nada menos que Jesus.  Só através do aperfeiçoamento podemos ter uma vida plena e numa dimensão superior à nossa. 
Para alcançarmos o modelo que tem proposta para nós, precisamos estar no caminho que é o próprio Cristo.  Por mais confuso que seja, precisamos trilhar um caminho que está em nós mesmos.  A palavra de Deus fala que o Reino de Deus está dentro de nós.  Será que temos a consciência desta realidade?  É maravilhoso demais!!!  Devemos então honrar à Deus com todas as nossas forças.
Às vezes penso: O que é a nossa vida diante da eternidade? O que é um período de 80 ou 90 anos, quando se consegue alcançar, diante da eternidade?  Tenho a impressão que a vida terrena é só um período de gestação.  Um período de formação, onde estamos sendo gerados e preparados para uma vida plena.
A caminhada cristã é um processo de formação e aperfeiçoamento.  Uma pessoa que declara ter conhecido a salvação através de Jesus Cristo e continua sendo a mesma pessoa do início do processo, com certeza nunca foi alcançada pela Graça de Deus.  Com certeza apenas se embriagou no cálice da religiosidade. O evangelho é um processo de mudança diária, e mudança para o melhor, buscando alcançar o padrão perfeito que é Cristo.
A cada dia enfrentamos novos obstáculos e desafios.  Um ser vivente passa a ser um campo de batalha.  O que é a essência de um cristão ??? Um corpo carnal e corrupto,  dominado por uma mente (alma) e que possui um espírito ( agora aperfeiçoado pela obra do Espírito Santo).  Quando a mente não é renovada através da Palavra de Deus , e isso também é um processo ( Romanos 12.2 ), o corpo age de maneira que agride a nova natureza espiritual, causando um determinado nível de estresse.  Todas as ações do homem são reflexos de sentimentos, e estes são resultados que foram gerados na mente do homem. Explico: a MENTE reage ao ambiente externo que produz SENTIMENTOS e estes, por sua vez, as AÇÕES.  É por isso que é imprescindível ao Cristão a renovação diária de mente através da leitura e meditação da Palavra de Deus.  Não existe outra opção, é impossível trilhar o caminho de perfeição sem que haja o direcionamento de Deus nos guiando a cada passo. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho ( Salmo 119.105 ).
Vamos interpretar o que está escrito em 1 João 4-9: 
4- Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
5- E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.
6- Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
7- Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
8- Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
9- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Quando estamos em Deus não trilhamos em trevas por que Deus é luz.  Porém, quando perdemos a batalha interior, não renovando a nossa mente, nos desviamos e passamos a vagar por caminhos tortuosos. Nos perdemos no caminho perfeito.  Deixamos de ter comunhão plena com o criador. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.  De portadores de uma verdade que leva a perfeição passamos a portar o engano do pecado.
Mas temos um Deus Perfeito e Justo, pronto para resgatar aos que estão perdidos no caminho.  Ele sabe que nós, ainda em carne, não temos como nos igualar ao nosso modelo de perfeição ( Jesus ), mas está pronto para ajudar aos que não poupam esforços ou até mesmo às suas próprias vontades para buscar um nível excelente de existência. Temos à nossa disposição um recurso poderoso que é a confissão: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Sinta-se perdoado e boa caminhada !!!

por Anderson Fraga
Idealizador do Blog Evangelho In Natura
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário