sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CADA LAR UMA IGREJA, CADA MEMBRO UM MINISTRO

O que faz de um lar uma igreja?

“Onde estiverem reunidos dois ou três em meu nome, ali estarei no meio deles”.

A presença invocada de Cristo com o objetivo de adorá-lo, faz de um lugar um santuário, um templo.
A organização de uma Igreja em Pequenos Grupos é um retorno à comunidade cristã de base, descrita no novo testamento: "Cada casa uma igreja, cada membro um ministro, vivendo em Cristo de casa em casa e na grande congregação".

Na opinião popular a Igreja é:
•O edifício
•A instituição
•A organização
•O sistema

A Igreja é…
•Ekklesia – comunidade dos “chamados”. O chamado de Deus não é estático.

O N. T. fala de muitas igrejas domésticas:
“Dia a dia, nos pátios do templo e de casa em casa, nunca paravam de ensinar e proclamar as boas novas de que Jesus é o Cristo”. Atos 5:42
“Saúda também a Igreja que se reúne em casa”. Romanos 16:5

Para os crentes do N. T. o assunto estava bem claro, cada lar era uma igreja, é precisamente o que deve acontecer agora em nossos dias.

CADA MEMBRO UM MINISTRO




Paulo escreve em Efésios 4:11-12 que Deus deu dons à liderança da igreja com o propósito de treinar os leigos para fazerem o serviço cristão. O alvo da liderança, portanto é “preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo”. João ecoa essa verdade em Apocalipse 1:6 quando diz que Cristo fez de nós um reino de sacerdotes.

Porém, isto pode ser aplicado como verdade universal? Nos Estados Unidos questionam “por que a igreja em Pequeno Grupo não proliferou nos EUA como ocorreu na Coréia?” A maior igreja cristã do mundo, com cerca de 700.000 membros. Larry Kreider, fundador da comunidade Cristã DOVE fez a David Cho a mesma pergunta. Cho não hesitou: “O problema aqui na América é que os pastores não estão liberando o seu povo leigo para ministrar”. Cho esta se referindo à relutância da liderança pastoral no EUA em delegar autoridade aos seus líderes de Pequeno Grupo e auxiliares.

Essa maneira de ver o assunto, no entanto, contém dois erros fatais. Primeira, falha em reconhecer que o melhor aprendizado da liderança é captado na prática, não ensinado. O aprendizado da liderança é um processo, por isso líderes recebem experiência vital quando cometem erros, refletem sobre eles e fazem correções no meio do trajeto. O Pequeno Grupo é, de fato, o laboratório perfeito. Carl George diz: “O melhor contexto possível já descoberto para o desenvolvimento da liderança é o grupo pequeno”.

A segunda falha refere-se à ação do Espírito Santo, isto é, minimizam o poder do, e a confiança no Espírito Santo. Tome o exemplo do apóstolo Paulo. Durante o primeiro século Paulo fundou igrejas em todas as partes do Mediterrâneo e deixou-as nas mãos de cristão relativamente novos. Ele confiou no Espírito Santo, que agiria por meio desses jovens líderes. Falando do método de Paulo, Roland Allen escreve:

No momento em que eram feitos convertidos em qualquer lugar, eram escolhidos ministros dentre eles mesmos, presbíteros ou bispos que, em troca, podiam organizar e introduzir na unidade local da igreja visível um novo grupo de cristãos da sua vizinhança.

Ao contrário de Paulo, pensando que somente aqueles que foram treinados dentro das nossas especificações podem ministrar. Paulo confiava no Espírito Santo para operar nas vidas dos novos-convertidos e líderes em desenvolvimento.

A grande tragédia é que cristão em demasia ou não estão envolvidos ou não estão apropriadamente envolvidos em serviço algum para Cristo ou sua igreja... De acordo com uma pesquisa elaborada por George Gallup... apenas 10 % das pessoas na igreja estão fazendo 90 % do ministério da igreja. Assim, 90 % das pessoas são típicos “esquentadores de bancos e sugadores” desempregados. Dos 90 %, aproximadamente 50 % dizem que não se envolvem por uma razão qualquer. Os restantes 40 % dizem que gostariam de envolver-se, mas não foram convidados ou treinados.

O “desemprego” dos leigos é um assunto sério com o qual a igreja atual se defronta.

O “evangelismo urgente” da agenda de Deus necessita da participação de todo o seu povo. O tempo para que apenas alguns escolhidos façam o trabalho do ministério já passou. Este é, ao contrário, o tempo de confiar no Espírito Santo para agir em todo o Corpo de Cristo.

Para debater:
Como pode a liderança pastoral de maneira prática (sugestões) ajudarem os leigos a desenvolverem seu ministério?

Nas igrejas em Pequenos Grupos, o ministério é tirado das mãos de “alguns escolhidos” e colocados no colo de muitos. Ao contrário do que ocorre em um grande culto de celebração, cada um é encorajado a participar em Pequenos Grupos e a usar os seus dons espirituais. “Sejam bons administradores dos diferentes dons, que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros” (I Pedro 4:10) Ninguém fica sentado passivamente. Cada um precisa estar envolvido.

O sucesso da igreja em Pequeno Grupo depende da transformação de pessoas leigas em líderes leigos. Essa é a força por trás da explosão dos Pequenos Grupos nas casas. O alvo de todo líder de Pequeno Grupo, portanto, é preparar novos líderes.

O LÍDER DE PEQUENO GRUPO COMO PASTOR
Lideres de Pequenos Grupos também são pastores, eles exercem cada princípio bíblico de um pastor. No sistema de grupos pequenos de John Wesley, os líderes das classes eram pastores.

Que se espera do ministério do pastor de um Pequeno Grupo:

1. Cuidar das ovelhas (Atos 20:28-29).
O líder do Pequeno Grupo visita, aconselha e ora pelo rebanho doente. O líder do Pequeno Grupo é responsável por cuidar do Pequeno Grupo como um pastor cuida do seu rebanho.

2. Conhecer as ovelhas (João 10:14-15)
Líderes do Pequeno Grupo eficazes procuram conhecer cada pessoa que entra no grupo.

3. Procurar as ovelhas (Lucas 15:4)
Jesus fala sobre deixar o rebanho de 99 ovelhas para procurar aquela que se perdeu. Sabendo que um mundo dominado por Satanás está sempre operando contra a santidade nas vidas dos membros do Pequeno Grupo, um verdadeiro pastor vai atrás da ovelha que deixou de freqüentar o Pequeno Grupo.

4. Alimentar as ovelhas (Salmos 23:1-3)
No encontro do Pequeno Grupo a palavra de Deus sempre tem um lugar central. Eles precisam conhece-la o suficiente para trazer o grupo amorosamente à compreensão de como a Bíblia se aplica às suas vidas diárias. Dessa forma, as ovelhas são alimentadas e deixam a reunião do Pequeno Grupo satisfeita.




5. Proteger as ovelhas (João 10:10, Efésios 6:12)
O Diabo anda em volta como um leão que ruge, procurando devorar o rebanho de Deus (I Pedro 5:8-9). Na igreja em Pequeno Grupo cada 10 membros, em média, estão sob os cuidados e a orientação de um pastor de Pequeno Grupo e um auxiliar, que são responsáveis pela proteção do seu rebanho.

6. Estar disposto a multiplicar a liderança
Igrejas em Pequenos Grupos em crescimento equipam os seus líderes de forma bem-sucedida, usando tanto o trabalho prévio como o treinamento contínuo. A liderança pastoral na igreja em Pequeno Grupo precisa confiar que o Espírito Santo opera por meio daqueles que desejam servir a Jesus, demonstram entusiasmo e têm um testemunho claro.

Para Debater:
Que áreas do seu ministério leigo precisam ser melhoradas e aperfeiçoadas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário