domingo, 5 de agosto de 2012

"Perdoando-vos uns aos outros..."

Visualize a cena de um casal comum, como tantos outros. Depois de um dia cansativo o marido chega em casa, tão somente desejando relaxar e não pensar em nada. A esposa, irritada pelo corre-corre da rotina diária da casa, também está exausta. O cumprimento entre ambos é rápido e logo ela passa a verbalizar suas preocupações:

- Fui ao supermercado hoje; a quantia que você está reservando para as despesas já não é mais suficiente! - Infelizmente, não posso dispor de mais!

- Se ao menos tivéssemos alguém para cuidar das crianças, eu poderia trabalhar fora!

- Você sabe que isso não é possível! Além do mais, elas são muito pequenas! - Então pense em algo! Não podemos continuar assim.

- Não sou um "super-homem"! É melhor você "se virar" o que temos.

- Como?! Não sou mágica! Não entendo como não percebi antes o quanto você é insensível e acomodado!

- E você?! Vive irritada, ranzinza e só reclama!

A discussão está encerrada. Ele sai para tentar relaxar num bar ou em outro lugar qualquer. Ela, mais irritada e infeliz ainda, sozinha, desmancha-se em lágrimas. O conflito não foi resolvido.

"Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma cousa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta."
Mateus 5.23-24

1."Se pois, ao trazeres ao altar a tua oferta…"
- Qual é sua oferta?
- Dinheiro
- Exercício do seu dom
- Exercício do seu talento
- Esforço em prol do Reino de Deus
- Trabalho em alguma área da igreja

2. "ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti…"
· Se você tiver algum relacionamento quebrado o Espírito Santo tocará em seu coração enquanto você estiver ofertando (dinheiro, dom, talento, trabalho para a igreja, para o Reino, etc.).
· A colocação é - se alguém tiver alguma coisa contra você (e não você contra a pessoa), ou seja, se perceber que alguém está com alguma barreira, indiferença ou frieza contra você. Há alguém assim em sua vida?

3. "deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão."
· Qual a prioridade de Deus na vida de seus filhos? Relacionamentos são mais importantes do que oferta, serviço.
· Como reconciliar-se com seu irmão, com o cônjuge, com os filhos, parentes, etc?
1. espírito humilde
2. desejo de ouvir e compreender
3. capacidade de dialogar
4. pedir perdão, perdoar
5. orar, abraçar, resolver

4. "e então, voltando, faze a tua oferta".
· Deus não se agrada de nossa oferta ou serviço, quando temos relacionamentos quebrados. Por outro lado, quando acertamos nossos relacionamentos, Ele aceita nossa oferta.

Vejamos este outro versículo:
"Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete".
Mateus 18.21-22
· Em Mateus 18.15-20 Jesus ensina como tratar um irmão que está em pecado.
· Pedro, quando ouviu as palavras de Jesus ficou perturbado porque, aparentemente, ele tinha um relacionamento quebrado com algum irmão.
· Depois que Jesus terminou de ensinar, Pedro se aproximou do Mestre e perguntou até quantas vezes ele deveria perdoar a quem lhe ofendesse.

5. "Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?"
· Há pessoas que querem saber quantas vezes devem perdoar, porque em seu legalismo, se agradam de guardar uma "lista negra" das diferenças cometidas contra elas.
· Você guarda uma lista negra das ofensas cometidas contra você? Na hora do desentendimento as verbaliza (a quem o/a ofendeu - cônjuge, filhos, sogra, nora, etc.) de forma "ardida"?
· Pedro achou que sete vezes seria demais para perdoar seu irmão!

"Respondeu-lhe Jesus: não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." Aparentemente Pedro não compreendeu a extensão do perdão. Ele não parou para pensar em quantas vezes o Senhor já havia lhe perdoado. Ele não compreendeu que a graça de Deus a nós demonstrada é a que deveria também estender a seus irmãos. Jesus, então, usou uma ilustração muito clara para facilitar a compreensão de Pedro (e a nossa!) sobre o verdadeiro significado do perdão:

"Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. E passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido, ele, a mulher, os filhos, e tudo quanto possuía, e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadeceu-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e agarrando-o o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. Vendo os seus companheiros o que havia se passado, entristeceram-se muito, e foram relatar ao seu senhor tudo o que acontecera. Então o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão." Mateus 18. 21-35

No versículo 34, Jesus disse que aquele servo que não perdoou foi "entregue aos verdugos". Quem são esses verdugos? São atormentadores. Isso significa que uma pessoa que não perdoa é atormentada (Salmo 32.1-4).
Você está, atualmente, sob influência de atormentadores por recusar-se a perdoar alguém? Vale a pena não perdoar?

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados". Hebreus 12.14-15

O autor de Hebreus nos diz que a graça de Deus precisa ser abundante nos relacionamentos para que não venha a brotar uma raíz de amargura. A graça está para os relacionamentos, assim como a graxa está para os maquinários. Graxa é aquele óleo grosso, também usado para lubrificar engrenagens, motores e câmbios do carro. Precisamos de graça (favor imerecido) nas engrenagens dos nossos relacionamentos familiares, para resolvermos os conflitos que surgirem.

Sugestões para solucionar conflitos conjugais

1. Seja um bom ouvinte - Tiago 1.19 "Sabeis estas cousas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".

2. Escolha a melhor hora para conversar - Provérbios 15.23: "O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo, quão boa é!"

3. Procure localizar e definir o problema básico.
4. Identifique e admita sua parte na culpa.

3 frases:

- Eu estou errado (a)
- Por favor, me perdoe!
- Eu amo você!
5. Converse sobre algumas sugestões de como você pode mudar sua atitude ou comportamento para ajudar a resolver o problema.
6. Orem juntos.



JAIME KEMP é atualmente diretor da Sociedade Religiosa Lar Cristão. Foi missionário da Sepal por 31 anos e fundador da Missão Vencedores Por Cristo. É conferencista e autor de 33 livros. Aceita convites para seminários e palestras. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário